Pule para o conteúdo

5 maneiras de renovar o piso sem quebra-quebra

5 maneiras de renovar o piso sem quebra-quebra
admin
Publicado em09/08/2021
Pórtico---logoSite2

5 maneiras de renovar o piso sem quebra-quebra

piso está pedindo por uma reforma, mas a ideia é evitar o temido quebra-quebra? Então pode respirar aliviado, pois atualmente existe uma série de opções de revestimentos que podem ser aplicados por cima do piso atual, evitando a sujeira e o cenário caótico típico das obras.

 

Para os arquitetos e especialistas em interiores Elton Casarin e Roseana Monteiro, do escritório Casarin Monteiro, o que não faltam são opções para quem quer reformar o piso sem removê-lo.

Vinílico clicado

5 maneiras de renovar o piso sem quebra-quebra (Foto: Amauri Fuji )

 

Piso vinílico clicado reproduz estética amadeirada em sala moderna (Foto: Amauri Fuji )

“Para quem tem uma verba razoável, o piso vinílico clicado sem dúvida é a melhor opção por sua facilidade de instalação e limpeza. Além disso, tem grande variedade de padrões, que podem ter textura de madeira, de concreto ou mármore”, explica Elton, enfatizando que esse modelo ainda pode ser usado em espaços com presença de água, como cozinha e banheiro.

 

Como a variedade de padrões e texturas é grande, o vinílico clicado é indicado tanto para ambientes mais clássicos, quanto para os rústicos, contemporâneos, industriais e até mesmo para a casa de praia.

Conforme os arquitetos, é possível achar no mercado este tipo de vinílico em formatos quadrados, retangulares e até hexagonal. “O produto é colado diretamente no contra piso, que precisa ter o mínimo de irregularidades e não possuir juntas muito largas para que não apareçam sob a cobertura”, completa Roseana. 

Se este for o caso, é preciso antes usar produtos niveladores. “Existe um tipo de massa “mole” que é aplicada sobre o piso, afim de criar um contrapiso nivelado, pronto para receber a colagem do novo piso”, explica Elton.

Laminado de madeira

5 maneiras de renovar o piso sem quebra-quebra (Foto: Amauri Fuji )

 

(Foto: Amauri Fuji )

Se a verba para a reforma for reduzida, a dica dos arquitetos é apostar nos laminados de madeira. “Eles têm padrões e texturas mais limitados, mas a vantagem é que não há necessidade de nenhum tipo de nivelamento antes de ser assentado sobre outro revestimento”, afirma Roseana. Além de ser um piso acessível, é perfeito para quem não abre mão de uma estética amadeirada.

Piso melamínico

5 maneiras de renovar o piso sem quebra-quebra (Foto: Leandro Farchi)

 

(Foto: Leandro Farchi)

Quando o assunto é resistência, o piso melamínico é um material muito superior e, por isso, indicado para locais com grande tráfego de pessoas.

“É muito comum em chão de aeroportos e espaços públicos, mas na decoração é pouco utilizado devido ao seu custo alto. Contudo, também é indicado para quem quer reformar o piso sem quebrar, podendo ser colocado sobre praticamente qualquer tipo de revestimento preexistente”, afirma o arquiteto.

Manta vinílica
Mantas vinílicas são indicadas para uso na área de saúde bem como academias e escolas. Esse produto tem uma particularidade interessante que é a de ser vendido em rolos, possibilitando paginações bem ousadas.

Carpete com manta niveladora

5 maneiras de renovar o piso sem quebra-quebra (Foto: Amauri Fuji )

 

(Foto: Amauri Fuji )

Cobrir os pisos com carpete também é uma opção, caso o desejo seja evitar uma obra drástica. Apesar de ter um público bem especifico, o carpete conta com uma variedade muito grande de tipos, padrões, alturas e preços. “Pela sua manutenção, geralmente é mais utilizado em quartos e closets, que são áreas intimas, mas também costuma ser muito adotado em ambientes corporativos pela sua acústica eficiente”, destaca Roseana.

Saiba quando não dá para evitar o quebra-quebra

5 maneiras de renovar o piso sem quebra-quebra (Foto: Divulgação Casa 100 Arquitetura)

 

(Foto: Divulgação Casa 100 Arquitetura)

Apesar de querer evitar o quebra-quebra a todo custo, em alguns casos manter o piso atual deixa de ser meramente uma questão de escolha. Para o arquiteto Elton Casarin, se o piso assentado for cerâmico e apresentar peças soltas ou com substrato “oco”, por exemplo, é hora de trocá-lo completamente.

Já em imóveis antigos onde o piso original é taco de madeira e está apresentando peças soltas, umidade ou cupim, também é necessária a remoção completa das peças. “Neste caso é preciso retirar o piso, fazer nova regularização e impermeabilização para só assim receber o novo revestimento”, detalha.

Segundo os arquitetos, a consultoria de um profissional para analisar o procedimento mais adequado e menos traumático em termos de trabalho e sujeira para cada caso é crucial, sobretudo se os pisos cerâmicos tiverem trincas e rachaduras.

Cobrir ou não cobrir: eis a questão

5 maneiras de renovar o piso sem quebra-quebra (Foto: Hût Architecture/ Divulgação)

 

 (Foto: Hût Architecture/ Divulgação)

Bateu aquela dúvida sobre cobrir ou não o piso? Alguns motivos podem justificar a troca, mas, de acordo com os arquitetos, outros fatores – como pisos com estética vintage – podem e devem ser preservados.

“O desgaste do esmalte do piso cerâmico gera dificuldade de limpeza e higiene, trazendo um aspecto de encardido e não há o que se faça para recuperar e neste caso devem ser trocados para que nossa casa seja um refúgio agradável” afirma Elton.

Para o arquiteto, o que pode e deve ser valorizado sem necessidade de troca são os elementos que trazem memórias afetivas. “Um exemplo que cabe muito bem é a volta do granilite (terrazzo veneziano) presente como revestimento de piso em obras mais antigas e que está fazendo sucesso novamente”, aponta.

“Para este modelo de piso a mão de obra é um pouco mais difícil de achar, mas vale a pena recuperar”, aconselha o arquiteto.

 

“Outro revestimento antigo que dá um superefeito é o caco de cerâmica vermelha (caquinho paulista), ou piso de caco de mármore, que para a geração Y tem a ver com a casa da vovó”, afirma Roseana. Para ela, quando bem recuperados e alinhados com um bom projeto de interiores, enchem o espaço de vida. “Acreditamos na casa afetiva e na relação do indivíduo com o espaço. Sem dúvidas, a melhor escolha é aquela que te faz se sentir bem”, completam.

[Ver publicação original clicando aqui!]

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Ler mais!

Pórtico-Posts-20210724

Antes e Depois: 5 cozinhas ficaram lindas depois da reforma

Blog, Dicas, Matéria, Notícia

Antes e Depois: 5 cozinhas ficaram lindas depois da reforma

Muitas vezes é necessário fazer uma reforma de cozinha, seja para atender necessidades estéticas ou funcionais. Embora o processo não seja dos mais agradáveis, especialmente quando se lembra do quebra-quebra, os resultados são comemorados quando atendem às necessidades. Decidir o momento de iniciar essa reforma e definir o que deverá ser mudado no ambiente requer o acompanhamento próximo de bons profissionais.

Pórtico-Posts-20210717

Como aproveitar espaços em ambientes pequenos

Blog, Dicas, Matéria, Notícia

Como aproveitar espaços em ambientes pequenos

Quem vive em uma casa ou apartamento pequeno sabe que conseguir organizar os espaços pode ser um grande dilema. Para tornar essa tarefa mais fácil é preciso pensar em soluções que vão além do que temos no momento, ou seja, idealizar mudanças e recursos que quando aplicados podem melhorar o formato do espaço ou tornar sua utilização mais otimizada. Trazemos 7 dicas que podem ajudar a melhorar o aproveitamento de seus espaços pequenos. Anote!

Vamos tornar seu projeto realidade!

Acreditamos que qualidade de vida e realização é a chave para uma vida mais feliz. Queremos fazer com que sua casa ou seu negócio seja um lugar onde você tenha plena satisfação e sinta-se realizado com todo o conforto no lugar que você idealiza!

Nosso horário

Segunda a sexta – 8:00-18:30 Hrs

Chama no WhatsApp!

(51) 98415-6220

Nosso e-mail

contato@porticoreformas.com.br

Copyright 2019 – M2M Labs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *